domingo, 3 de junho de 2007

Por trás da arte...


O que há?

Riqueza?
Grandeza?
Dor?
Alegria?
Mistério...

A arte é uma importante ferramenta de inclusão social. Cada vez mais projetos que envolvem arte e educação vêm crescendo e ajudado dezenas de crianças e jovens, que não só aprendem e desenvolvem-se através da arte, mas também possibilita a utilização desse aprendizado como fonte de renda.

É importante observar que, aqueles que não têm qualidade de vida alguma, possam, através da arte, encontrar perspectivas de uma vida melhor, mais digna.

Por trás da arte existe história de vida. Se entrarmos a fundo nesses projetos, descobriremos que a maioria só tem aquela oportunidade de sair da sua realidade, muitas vezes, tão cruel dentro das favelas.

Projetos importantes como o Corpo de Baile da favela da Maré, no Rio de Janeiro, Projeto Axé em Salvador e Edisca em Fortaleza, são exemplos de projetos que têm dado certo.

Uma certa vez, uma aluna da Edisca afirmou:

“Minha vida era chata. De casa pra escolinha e da escolinha pra casa. Nada aprendia. Agora participo de tudo na EDISCA, desde os deveres escolares às aulas de dança. Modelo meu corpo. Sou outra pessoa.”

Por trás da arte existe vida, pulsando e impulsionando para além dos nossos limites.

(Fotos: Edisca e Projeto Axé - sites)




A ArTe É uMa FoRmA dO iNdIvÍdUo MoStRaR pArA o MuNdO qUe ElE tEm VoZ.

2 comentários:

Unknown disse...

É muito bom saber que existem pessoas interessadas em promover o bem estar social e ajudar aos outros a buscarem melhorias para suas vidas. Gostei.

Unknown disse...

A arte é essencialmente educadora. Ensina, constrói cidadania e gera subsídios para uma vida melhor.
Boa idéia! Bjs